GESTÃO COOPERAÇÃO 2013
Uma construção aberta para um CARI UNAMA democrático e atuante
A gestão “Cooperação” vem expor seu plano de gestão, idealizado dentre os membros e em diálogo com os representantes das turmas de R.I. da UNAMA, fruto da reativação do Conselho de Representantes de Turma do CARI-UNAMA, onde estão inseridos temas relevantes no contexto de reativação dessa instituição.
É importante reforçar o empenho que o grupo demonstrou ter em reativar este Centro Acadêmico e viabilizar de forma legal e transparente as suas propostas, projetos e ações, antes mesmo de estar legalmente empossado. A gestão “Cooperação” buscará então fazer do CARI-UNAMA uma entidade realmente representativa, participativa, democrática se baseando na cooperação.
Todos nós observamos a atuação da coordenação do curso nestes últimos semestres e percebemos o quanto o curso, de modo geral, tem avançando, tanto no bom diálogo entre discentes e docentes quanto na boa articulação para organização de eventos e projetos acadêmicos. Portanto, a gestão de reativação buscará manter esse ambiente de bom relacionamento com este setor institucional bem como os demais setores da UNAMA. Manteremos uma atuação dialógica, forte e incisiva junto aos Departamentos, Comissões, Diretório e Centros Acadêmicos, seja através da Secretaria Acadêmica, seja através da Representação Discente.
Pensando na maximização das produções científicas e seguindo o mesmo preceito já estabelecido em nosso curso, estaremos atentos aos fóruns, seminários, eventos em geral que sejam uma oportunidade para a apresentação de artigos e demais trabalhos científicos visando manter os acadêmicos informados das datas prazos e editais.
Além do mais, o primeiro grande projeto que foi iniciado, antes mesmo da posse, é o de sediarmos o I Fórum Amazônico de Relações Internacionais (I FARI). Já contamos com o apoio institucional da UNAMA e estamos sendo diretamente apoiados pelos demais Centros Acadêmicos de Relações Internacionais do Norte e acadêmicos representantes de outras instituições do Brasil. O FARI ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de Setembro deste ano, e proporcionará um ambiente de troca de conhecimento entre os diversos alunos, pesquisadores, professores, mestres e doutores, estudiosos de nossa área, etc. o que estará inserido em nossas prioridades de gestão.
O CARI-UNAMA não se faz apenas pelas atuações de sua Diretoria Geral e sim, a partir das Assembleias Gerais e Conselho de Representantes de Turma que regem as ações da primeira. Por conta disso, a proposta é reativar junto à Diretoria Geral esses outros órgãos internos para melhorar a participação dos acadêmicos de nossa universidade no CARI-UNAMA. Serão convocadas e estabelecidas datas fixas para a realização periódica destas reuniões buscando sempre se utilizar do debate de ideias para a execução de ideias coesas ao pensamento dos acadêmicos.
Nossa proposta é que para reativação, consolidação e continuidade do CARI-UNAMA em 2013, precisamos nos atentar a algumas prioridades, como legalização da instituição com a sua inscrição de pessoa jurídica (CNPJ), além de obtenção de um espaço físico para a melhor organização de documentos e materiais, além da realização de reuniões e atendimentos aos acadêmicos pelo CARI.
Estes são os principais motes que compõem nosso Plano de Gestão, que serão responsáveis por impulsionar o nosso futuro, na construção da nossa representatividade e atuação junto a nossa instituição, tomado de consciência da responsabilidade ligada ao CARI-UNAMA.
A palavra que atribuímos a nossa gestão demonstra o norte que apontamos para as nossas propostas e ações, pois, a COOPERAÇÃO traz consigo a maximização das forças, o embate de ideias para a construção de um novo pensamento acadêmico e acima de tudo a busca pela negociação, a conversa e a cordialidade, próprias da profissão que muitos de nós desejamos exercer no futuro.
Plano de Ações 2013